quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PACIFICAÇÃO NA POLÍTICA

Diante do quadro caótico por que passa a política em nosso país, com as posições ideológicas se misturando a posições criminais, fica a pergunta:
Como pacificar nosso sistema político, ou, como gerar pacificação na política?
Quando se fala em democracia, logo vem os exemplos de outros países que estariam em estágios bem mais evoluídos que o nosso.
Essa postura é natural e deve ser considerada sempre. Porém, a realidade de cada nação certamente é bem diferente das outras, consequentemente da nossa também.
Uma ocasião ouvi uma frase de um "matuto", pronunciada no meio de uma discussão sobre uma polêmica. A frase dizia:
"Cada quais procurais seus canal competente"
Tudo isso para dizer que nosso país precisa encontrar rapidamente os "canal competente" que nos leve a um novo estágio em relação ao estado atual de coisas.
É muito fácil partir para jargões do tipo: "Isto aqui precisa começar tudo de novo, do zero", mas esse ideal tem que ser construído a partir da realidade que está à nossa frente, bem diferente do jargão.
Como praticante da mediação social tenho a percepção que, mais que nunca, está na hora dos nossos políticos aderirem ao Método Harvard de Negociação o qual está norteado em princípios como:

  • Separar as Pessoas dos Problemas
  • Concentrar nos interesses e não nas posições
  • Gerar opções de ganho mútuo
  • Usar critérios objetivos
Para concluir, conclamo os representantes do povo a refletirem sobre o tema proposto, lembrando que, quando o tema em discussão é muito complexo, devemos fracioná-lo para melhor evoluir a solução.